Este blogue é um trabalho para a disciplina de Área de Projecto, 8º ano, onde vamos abordar o tema da desflorestação, que tem vindo a aumentar ao longo dos anos. Esperamos que a informação seja do vosso interesse e agrado. :)

terça-feira, 18 de maio de 2010

Desflorestação

Introdução

Neste trabalho pretendemos mostrar as coisas mais importantes sobre a desflorestação, entre as quais: o que é, como se dá, causas e consequências.
Este trabalho é para a disciplina de Área de Projecto.
A desflorestação é a destruição em grande quantidade das florestas, provocada pelo ser humano, a fim de se obterem solos para cultivo e madeira para construções e aquecimento.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Desflorestação

As florestas, os “Pulmões do Mundo”, servem de habitat a uma grande diversidade de animais, que lá interagem com o meio e se alimentam.
As árvores transformam o dióxido de carbono em oxigénio e sem elas não conseguíamos viver. Com a desflorestação este fenómeno torna-se impossível de realizar e todos morreríamos.
As florestas tropicais que existem nos países mais desenvolvidos estão muito afectadas pela desflorestação, para áreas de construção de edifícios, madeira para diversas actividades, industrialização, urbanização, agricultura, turismo e aquecimento, etc.
A desflorestação não só afecta o ser humano, como o ambiente e os animais, desequilibrando o ecossistema.
Mais de 60% das florestas temperadas da Europa foram destruídas para obtenção de solo para variadas formas. Mas não é só o Homem que desfloresta, também as condições climatéricas podem contribuir e, em Portugal, a maioria da desflorestação é provocada pelos incêndios (alguns fogo-posto), mas o nosso país está preparado para os combater.
Os países com maior taxa de desflorestação situam-se no Hemisfério Sul. Estes países estão em desenvolvimento, daí apresentarem estas elevadas taxas e também não possuem um grande conhecimento sobre os factores do clima e da topografia.
Calcula-se que nos próximos 20 anos 15% das espécies de animais vão desaparecer, também devido a este fenómeno, e também que a taxa anual de desflorestação é, em média, 17 milhões de hectares ( = 170000000 m2).

Causas

Incêndios (fogo posto ou condições climatéricas);
Desenvolvimento;
Turismo;
Aumentar a superfície cultivada;
Sobreexploração das matérias-primas provenientes da floresta;
Valorização de terrenos;
Etc.

Consequências

Desaparecimento de árvores, prejudicando o problema do aquecimento global, pois as árvores transformam o dióxido de carbono em oxigénio o que altera a qualidade do ar que respiramos;
Diminuição de medicamentos que se produzem através das plantas que existem nas florestas.

Formas de Protecção

Prevenção e protecção contra incêndios;
Procurar substituir as árvores mais antigas por novas;
Reduzir;
Reciclar;
Reutilizar;
Criar áreas protegidas.

Conclusão

Com o desenvolvimento deste trabalho, ficamos mais informados sobre a desflorestação, percebendo e valorizando melhor a importância de a evitar e quão má é para o mundo.
Aprendemos que pequenas acções e com alguns cuidados que podemos ter acabam por ser muito importantes para o nosso planeta e para a nossa existência.
A informação para este trabalho foi fácil de encontrar, mas foi mais difícil seleccioná-la para o trabalho, pois havia muita e o que dificultou a sua selecção e reinterpretação.